CLIQUE NA IMAGEM PARA OUVIR A RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA AO VIVO

CLIQUE NA IMAGEM PARA OUVIR A RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA AO VIVO
CLIQUE NA IMAGEM PARA OUVIR A RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA AO VIVO

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Município de Catarina realiza mutirão de limpeza no combate às arboviroses: dois bairros da cidade têm alto índice.

Veja a galeria de fotos - Clique AQUI

Foi realizado nesta sexta-feira (10) mutirão de limpeza no Bairro Macário, em Catarina, com o objetivo de diminuir o alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti que já chegou a 5,95%, segundo dados divulgados pelo setor de combate às endemias do município, através da Secretaria Municipal de Saúde, onde o tolerável pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
A Prefeitura Municipal de Catarina, através das secretarias municipais com apoio dos agentes municipais de endemias e de saúde com a participação dos moradores do bairro, realizaram um mutirão com limpeza de terrenos, coleta de lixo, distribuição de panfletos, verificação de caixas d’água, tambores e recipientes que acumulem água parada entre outras ações que foram desenvolvidas nesta sexta-feira no referido bairro da cidade, na prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.


Na semana passada o coordenador municipal de endemias, Dr. Aglayrton Guedes Feitosa esteve reunido com os moradores do Bairro Macário, pedindo o apoio da população e alertando-os de um possível surto de arboviroses caso as medidas urgentes não sejam atendidas.  O coordenador municipal de endemias também esteve reunido com a secretária de Saúde do Município, Dra. Valéria Rodrigues Cavalcante, para a elaboração de um plano emergencial para a realização de mutirões em outros bairros da cidade de Catarina onde o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti tem sido alto, como por exemplo no Bairro Lagoinha e nas Vilas Gomes e Santo expedito onde o índice foi de 4,59%. Até o final do próximo mês serão realizados mutirões nos bairros.

No início deste ano o município de Catarina enfrentou uma verdadeira epidemia de arboviroses, onde moradores foram acometidos pela Dengue, Zika e Chikungunya, período em que o hospital municipal Dr. Gentil Domingues chegou a atender em média 280 pacientes por dia com sintomas das doenças e teve uma ação efetiva da administração municipal de Catarina, e contou o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria de Saúde do Estado, através do Núcleo de Controle de Vetores – Nuvet, da 18ª Célula Regional de Saúde de Iguatu na criação de brigadas, distribuição de tela e gesso para o telamento de caixas d’água entre outras ações, participação direta da gestão Mais Trabalho, Novas Conquistas, através do prefeito Dr. Thiago Paes de Andrade Rodrigues, da primeira-dama, Dra. Taina Cavalcante Feitosa Paes de Andrade, da secretária municipal de Saúde, Dra. Valéria Cavalcante Rodrigues, das demais secretárias, do coordenador municipal de Endemias, Dr. Aglayrton Guedes Feitosa, dos agentes municipais de endemias e de saúde, das escolas da rede municipal e estadual, entre outros.



Reportagem e fotos – Diomar Araújo / Blog do Diomar Araujo.