RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE

RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE - WHATSAPP E CELULAR - (88) 9-8832-5446

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Assembleia Legislava do Ceará, presta homenagem à família Feitosa; Jacinto Araújo Neto (senhor Pierre), “in memoriam”, foi homenageado.



Os 300 anos da chegada da família Feitosa aos Inhamuns foram comemorados em sessão solene, na noite desta terça-feira (26/06), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A solenidade atendeu a requerimento do deputado Audic Mota (PSB), subscrito pelo deputado Heitor Férrer (SD).

O deputado Audic Mota ressaltou que é dever da Assembleia Legislativa prestar homenagem a quem fez e faz história no Estado. “É verdade que a história do Ceará passa pela história das famílias. Foi assim o nosso processo de colonização e foi assim que a nossa história se formou. A família Feitosa que foi, talvez, a maior responsável pelo desbravamento da região dos Inhamuns”, destacou. O parlamentar salientou ainda que, segundo historiadores, os Feitosa dos Inhamuns são a marca maior dessa família no Ceará.


O doutor em Ciências da Educação, Aécio Feitosa, resgatou a história da chegada da família Feitosa à região dos Inhamuns, no interior do Ceará. Aécio explicou que a família – de origem portuguesa, proveniente da Vila Feitosa, situada a 375km ao norte de Lisboa – chegou ao Brasil por intermédio do patriarca João Alves Feitosa. O pesquisador elencou ainda diversas e relevantes personalidades da família Feitosa, como Joaquim de Castro Feitosa, renomado paleontólogo e fundador do Museu dos Inhamuns de Tauá, e Antônia Alves Feitosa (Jovita Feitosa), heroína de destaque na Guerra do Paraguai.

Homenageando “in memoriam”  Levi Feitosa, Adelina Feitosa enalteceu todos os membros da família Feitosa, referindo-se a eles como seus “heróis”. “Um hábito que eles têm em comum é a generosidade; mais que isso, a família Feitosa, assim como seus heróis, tem prazer em ajudar, doar. Ajudam com um sorriso imenso no rosto, com desejo verdadeiro, para nunca relembrar ou cobrar o que foi feito e jamais pedir algo em troca”, enfatizou.

A senhora Ivana Barreto, esposa do deputado federal Odorico Monteiro (PSB/CE), leu mensagem em nome do parlamentar, na qual ele congratula o deputado Audic Mota pela iniciativa e afirma que dará entrada em requerimento, junto à Câmara Federal, solicitando a realização de sessão solene para que seja homenageado o clã Feitosa também naquela Casa.

Foram homenageados 44 membros da família Feitosa. Também receberam homenagens a prefeita de Canindé, Maria do Rozário Araújo Pedrosa Ximenes; e os senhores Leandro Custódio de Oliveira e Castro e Jacinto Araújo Neto (senhor Pierre), “in memoriam”.

Compuseram a mesa da solenidade, além deputado Audic Mota, o juiz federal do Trabalho, Ronaldo Solano Feitosa; a procuradora de Justiça do Estado do Ceará, Maria Neves Feitosa Campos; a defensora pública Aline Feitosa; e os vereadores de Fortaleza, Antônio Idalmir Carvalho Feitosa (PR) e Ésio Feitosa Lima (PPL).

Esposa e filhos do Senhor Jacinto Araújo Neto (Pierre Feitosa), in memoriam.

Senhora Clotildes Pessoa de Araújo(viúva); José Feitosa de Araújo; Cláudio Feitosa de Araújo; Jacinto Araújo Júnior; Rúbio Pessoa de Araújo; Dênis Carvalho Pessoa de Araújo; Lafaiete Carvalho Pessoa de Araújo; e
Roniel Carvalho Pessoa de Araújo.
  
Reportagem - Assembleia Legislava do Ceará.
Foto – Lafaiete Carvalho Pessoa de Araújo (filho do Senhor Pierre).


Nenhum comentário:

Postar um comentário