RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE

RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE - WHATSAPP E CELULAR - (88) 9-8832-5446

sábado, 22 de julho de 2017

Mulungu registra 70mm de chuva

 Natinho Rodrigues/Diário do Nordeste 
O fenômeno “Ondas de Leste”, que tem trazido o tempo nublado para o Ceará, provocou as chuvas na madrugada deste sábado (22) e banharam 24 municípios cearenses. No Maciço de Baturité, três cidades ultrapassaram dois dígitos de precipitações, como em Mulungu que registrou 70mm, Guaramiranga, 45mm, e Itapiúna, com 27mm, segundo dados até 9h20min, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Previsão de tempo para o final de semana Neste sábado, o dia deve ter nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na região Jaguaribana. Nas demais, céu com poucas nuvens.

Já no domingo (23), a nebulosidade variável com chuvas isoladas ocorre na faixa litorânea, além da própria região Jaguaribana. Nas demais, céu entre parcialmente nublado e claro.
Entenda o fenômeno "Ondas de Leste"
"Ondas de Leste" ocorre quando ondas se formam no campo de pressão atmosférica, na faixa tropical do globo terrestre, na área de influência dos ventos alísios, e se deslocam de oeste para leste, ou seja, desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.
Segundo a Funceme, este sistema provoca chuvas principalmente na Zona da Mata que se estende desde o Recôncavo Baiano até o litoral do Rio Grande do Norte. Quando as condições oceânicas e atmosféricas estão favoráveis as "Ondas de Leste" também provocam chuvas no Estado do Ceará, principalmente na parte centro-norte do Estado.