RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE

RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE - WHATSAPP E CELULAR - (88) 9-8832-5446

sábado, 4 de novembro de 2017

Campanha de vacinação antirrábica já começou na zona rural do município de Catarina: 3 equipes estão vacinado cães e gatos.


A Prefeitura Municipal de Catarina, na gestão Mais Trabalho, Novas Conquistas, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor Municipal de Combate as Endemias, deram início nesta semana, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos a partir dos 4 meses de nascidos. Segundo informações do médico veterinário e coordenador de endemias do município de Catarina, Dr. Aglayrton Guedes Feitosa, a Secretaria de Saúde do Estado – Sesa, enviou 30% das doses solicitadas pelo município e, seis agentes municipais de endemias divididos em três grupos estão realizando trabalhos de vacinação na zona rural do município, imunizando cães e gatos contra raiva.  

O coordenador municipal de Endemias, Dr. Aglayrton Guedes Feitosa, disse que nesse momento apenas a zoa rural está sendo atendida com a vacinação contra raiva em cães e gatos e, que, vai divulgar a data em que os trabalhos de vacinação serão intensificados na cidade de Catarina.

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença viral transmitida ao homem quando um animal infectado o morde, lambe ou arranha. Os principais transmissores são os cães, gatos, saguis e morcegos. Como não é possível imunizar animais que vivem na natureza, a campanha de vacinação de cães e gatos é a principal forma de prevenir os casos da doença em humanos, que tem letalidade altíssima, próxima de 100%.


Dr. Aglayrton Guedes Feitosa concedeu entrevista aos programas Portal de Notícias Primeira e Segunda Edição, as 07h e 12h, respectivamente, na Rádio Portal FM de Catarina.