RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE

RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE - WHATSAPP E CELULAR - (88) 9-8832-5446

domingo, 4 de março de 2018

Duas barragens e um açude estão sangrando no município de Catarina após as últimas chuvas.

Barragem de Figueiredo - Foto de Elisvaldo Guedes 


A segunda quinzena do mês de fevereiro e os dois primeiros dias do mês de março foi marcado por fortes pancadas de chuva na sede e zona rural do município de Catarina. Duas barragens e um açude atingiram a capacidade máxima e estão sangrando.  

Barragem do Sítio Jardim - Foto de Iran Paes de Andrade

A Barragem da Vila Figueiredo, a 45 km da sede do município de Catarina, principal reservatório que abastece os moradores e localidades circunvizinhas sangrou por volta das 23h45, da última sexta-feira (2). Em seguida o açude da comunidade de Olho D’água, na região de São Gonçalo, a 22 km, atingiu 100% da capacidade e transbordou.   Já no amanhecer deste sábado (3), a Barragem da comunidade do Sítio Jardim que fica distante 16 km, da cidade, atingiu sua capacidade máxima e sangrou com uma lâmina de água de 40 centímetros.

Segundo informações do secretário adjunto de Educação de Catarina, Elisvaldo Guedes, que reside na Vila de Figueiredo, a última vez que a barragem sangrou foi em 2011 e, em 2013 secou total. A barragem do Sítio Jardim e o açude do Sítio Olho D´água estavam secos desde 2014.

A Barragem de São Gonçalo, principal reservatório do município de Catarina acumula atualmente 280 mil metros cúbicos, 1,4% da capacidade que é de 20 milhões de metros cúbicos, segundo dados da Cogerh.


Barragem de São Gonçalo - Foto de Guiomar Altino 


Gráfico da Cogerh


Foto – Elisvaldo Guedes – Iran Paes de Andrade – Guiomar Altino.
Por - Diomar Araújo / Blog do Diomar Araujo.Com