sexta-feira, 23 de março de 2018

Funceme registra chuvas em 55 municípios cearenses

arte
Diário do Nordeste 
Choveu em apenas 55 municípios do Ceará das sete horas dessa quarta-feira (21) até sete horas de ontem (22). As maiores chuvas aconteceram em Guaiúba, 62 mm, e Redenção, 58 mm. Para hoje, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), teremos nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões no decorrer do dia. A previsão é a mesma também para este sábado. Os eventos chuvosos ainda não estão sendo influenciados pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul e principal sistema indutor das chuvas durante o período invernoso cearense (de fevereiro a maio).

ZCIT
Conforme a Funceme, em relação ao início deste mês, a ZCIT continua afastada da costa do Estado e próxima da linha do Equador. As precipitações não contribuiram para o aumento do volume dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), cuja média ainda era de 8,4% na noite de ontem.
Sangrando
Atualmente, seis açudes estão sangrando. Afora estes, cinco estão com volume acima de 90%. Já 112 encontram-se com volume inferior a 30%.
Os principais mananciais do Estado do Ceará continuam com pouca água: Castanhão (3,81%), Orós (6,28%) e Banabuiú (2,18%).