RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE

RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE - WHATSAPP E CELULAR - (88) 9-8832-5446

terça-feira, 10 de abril de 2018

Parte de barragem que abastece distrito de Mineirolândia rompe seis dias após sangrar

Foto > Mizael Ribeiro
Praticamente uma semana após os moradores do distrito de Mineirolândia começarem a comemorar a sangria da barragem que abastece aquela localidade da zona rural de Pedra Branca, parte da parede de contenção erguida no rio Patu rompeu. Moradores informaram que o arrombamento ocorreu por volta das 10 horas da manhã desta segunda-feira (9). O rompimento é atribuído às fortes chuvas na região, principalmente no curso do rio Patu. A água armazenada daria para abastecer a comunidade com mais de dois mil moradores por pelo menos seis meses. Mesmo assim a barragem ainda mantém água para
aproximadamente quatro meses. São 60 centímetros de água a menos, havia explicado o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mineirolândia, Mizael Ribeiro.O administrador do SAAE local acrescentou que a parede que rompeu foi erguida em 2015, com 60 centímetros, de um lado ao outro do rio, ampliando a altura da existente. A Barragem do Ruão, como é conhecida, fica localizada no Sítio Boa Esperança, naquele distrito distante 18Km do Centro de Pedra Branca.
Chuvas no Interior
Na manhã desta terça-feira (10), até a atualização desta edição, às 9 horas, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia registrado chuvas em 86 municípios no intervalo das 7h da segunda-feira para as 7h desta terça-feira. A maior precipitação ocorreu em Aracati, com 116,6 milímetros, seguida de Forquilha com 105 mm e Frecheirinha 102 mm. Não constava chuva em Pedra Branca.
Entretanto, de domingo para segunda-feira choveu 88 mm na área do Açude Trapiá, neste Município. A Funceme também registrou 76 mm na área urbana. Foram as maiores chuvas do mês na região.