RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE

RÁDIO PORTAL FM DE CATARINA ONLINE - WHATSAPP E CELULAR - (88) 9-8832-5446

terça-feira, 1 de maio de 2018

TRE define calendário de eleições em Santana do Cariri; convenções foram agendadas

12.094 eleitores de Santana do Cariri vão as urnas no dia 3 de junho. (Foto: Alex Costa)
 Os 12.094 eleitores deste Município devem voltar às urnas, no próximo dia 3 de junho, para eleger prefeito e vice-prefeito. O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará aprovou, na sessão da última segunda-feira (23), a data do pleito e aprovou as instruções para a realização de nova eleição. O novo gestor assumirá o cargo da ex-prefeita Danieli Machado e de seu antigo vice, Juracildo Fernandes da Silva, cassados há 10 dias. As convenções partidárias destinadas a deliberar sobre coligações e a escolha de candidatos serão realizadas no período de 28 e 29 de abril. Já os candidatos deverão ser registrados no Cartório Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral, com sede em Nova Olinda, até o dia 2 de maio.

Há uma semana, o presidente da Câmara Municipal, Gildo Lopes, assumiu a Gestão Municipal.
As prestações de contas das campanhas eleitorais da eleição suplementar para os cargos de prefeito e de vice-prefeito de Santana do Cariri estão disciplinadas, na Resolução nº 688/2018, também aprovada pelos juízes da corte do TRE.
Convenções 
Nove partidos devem realizar suas convenções no próximo domingo (29) para lançar seus candidatos à prefeito e vice ou se organizarem em coligações. Ao todo, serão três encontros realizadas em locais e horários diferentes. Na chácara Recanto Verde, às 13h, os partidos PDT, PT, PSL, PC do B e PP vão se reunir. Às 15h, é a vez do PSDB e PSD se encontrarem na Escola Estadual Adriano do Vale Nuvens. Por último, às 19h, os filiados ao MDB vão discutir no Ginásio Poliesportivo Pedro Onofre Cidade. Nenhum deles ainda definiu os possíveis nomes.
Nas últimas eleições municipais, em 2016, Danieli Machado venceu de forma apertada, por uma diferença de, apenas, 74 votos. Ela recebeu 5.232, que representa 50.36% dos votos válidos. Já seu adversário, Jesus Garcia (PSD), teve 5,158 (49.64%).
Cassação
Na sessão de julgamentos do último dia 17 de abril, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, manteve, por unanimidade, a cassação dos diplomas da prefeita e do vice-prefeito de Santana do Cariri, Danieli de Abreu Machado e Juracildo Fernandes da Silva, na  Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 348-23, por abuso de poder político/econômico nas eleições de 2016.